"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil,
e o escrever, preciso." (Francis Bacon)
"Acho que o escritor deve escrever para a alegria do
leitor." (Jorge Luis Borges)
"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso
segurança e a escrita exatidão." (Francis Bacon)
"Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe
muito." (Miguel de Cervantes Saavedra)
"Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado
em nós." (Franz Kafka)
"Um público comprometido com a leitura é crítico,
rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar
por ideias." (Mário Vargas Llosa)
"Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que
alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro." (Groucho
Marx)
O hábito da leitura traz grandes benefícios para a vida
acadêmica e pessoal. Confira algumas dicas e estratégias para estimular a
leitura de seus alunos.
É muito comum entre professores de literatura pedir aos
alunos que leiam determinados livros durante o ano escolar e, no fim, testar os
conhecimentos adquiridos com o livro por meio de provas tradicionais. Essa
prática, porém, acaba, muitas vezes, por estimular a “decoreba” e leituras de
última hora na internet, em resumos e textos sintetizados. Para evitar essa
situação e estimular a leitura eficiente e produtiva em seus alunos, confira as
quatro dicas a seguir:
1. Programação da leitura
Ao invés de testar os conhecimentos apenas no fim da
leitura, tente organizar uma programação da leitura para que o livro seja
completamente aproveitado. Estabeleça metas como, por exemplo, duas semanas
significando quatro capítulos lidos. Separe uma aula a cada quinze dias para
organizar grupos de discussão e reflexão sobre o conteúdo lido durante o
período. Você pode chamar essa aula de “pare, pense, escreva”. Ao final da
aula, os alunos produzem um relatório daquilo que já sabem do livro e guardam
como anotação.
2. Assunto específico
Você também pode organizar a aula quinzenal por assunto,
agrupando alunos com níveis diferentes ou semelhantes de leitura para
estimular o engajamento. Dentro de determinado capítulo, escolha alguns temas
interessantes e solicite que cada grupo separe uma observação ou questionamento
para compartilhar em debate com toda a sala depois.
3. Exemplos visuais
Dependendo do tipo de texto e área de conhecimento é
possível fazer exemplos, linhas do tempo, tabelas e cronogramas que seguem a
leitura. A cada aula específica para o livro os alunos acrescentam novas
informações e formam gradativamente um material de apoio exclusivo para o
entendimento da história.
4. Perguntas chave
Separe pelo menos uma aula para que os alunos façam
anotações e perguntas exclusivas sobre o texto. Esse material será
entregue a você. A partir dessas notas você pode organizar atividades de
leitura futuras e tirar dúvidas sobre o livro que a maioria da sala apresenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário