segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Importância da Leitura




A leitura é essencial para o cérebro e a aprendizagem. É por isso que durante anos, leitores, filósofos e escritores de todas as idades têm escrito coisas sobre suas percepções após uma leitura. Reunimos algumas frases deles que certamente vão incentivar você a pegar um livro e deixar sua imaginação fluir. Confira a seguir as 7 frases inspiradoras sobre leitura:






"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso." (Francis Bacon)

"Acho que o escritor deve escrever para a alegria do leitor." (Jorge Luis Borges)

"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão." (Francis Bacon)

"Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito." (Miguel de Cervantes Saavedra)

"Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós." (Franz Kafka)

"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias." (Mário Vargas Llosa)

"Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro." (Groucho Marx)

O hábito da leitura traz grandes benefícios para a vida acadêmica e pessoal. Confira algumas dicas e estratégias para estimular a leitura de seus alunos.
É muito comum entre professores de literatura pedir aos alunos que leiam determinados livros durante o ano escolar e, no fim, testar os conhecimentos adquiridos com o livro por meio de provas tradicionais. Essa prática, porém, acaba, muitas vezes, por estimular a “decoreba” e leituras de última hora na internet, em resumos e textos sintetizados. Para evitar essa situação e estimular a leitura eficiente e produtiva em seus alunos, confira as quatro dicas a seguir:
1. Programação da leitura
Ao invés de testar os conhecimentos apenas no fim da leitura, tente organizar uma programação da leitura para que o livro seja completamente aproveitado. Estabeleça metas como, por exemplo, duas semanas significando quatro capítulos lidos. Separe uma aula a cada quinze dias para organizar grupos de discussão e reflexão sobre o conteúdo lido durante o período. Você pode chamar essa aula de “pare, pense, escreva”. Ao final da aula, os alunos produzem um relatório daquilo que já sabem do livro e guardam como anotação.

2. Assunto específico
Você também pode organizar a aula quinzenal por assunto, agrupando alunos com níveis diferentes ou semelhantes de leitura para estimular o engajamento. Dentro de determinado capítulo, escolha alguns temas interessantes e solicite que cada grupo separe uma observação ou questionamento para compartilhar em debate com toda a sala depois.

 3. Exemplos visuais
Dependendo do tipo de texto e área de conhecimento é possível fazer exemplos, linhas do tempo, tabelas e cronogramas que seguem a leitura. A cada aula específica para o livro os alunos acrescentam novas informações e formam gradativamente um material de apoio exclusivo para o entendimento da história.

 4. Perguntas chave
Separe pelo menos uma aula para que os alunos façam anotações e perguntas exclusivas sobre o texto. Esse material será entregue a você. A partir dessas notas você pode organizar atividades de leitura futuras e tirar dúvidas sobre o livro que a maioria da sala apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário